O que é a vistoria de imóveis urbanos e como devo realizá-la?

Dando sequência na descrição das atividades que envolvem a produção de um laudo de avaliação, falaremos agora sobre a vistoria do imóvel, também considerada como básica para a elaboração do laudo, já que compõe o relatório fotográfico.

Nessa etapa, de acordo com a NBR 14.653-1, o objetivo é “conhecer e caracterizar o bem avaliando e sua adequação ao seu segmento de mercado, daí resultando condições para a orientação da coleta de dados”.

Listamos alguns aspectos que devem ser observados durante a vistoria do imóvel.

Externos

  • Região: a infraestrutura urbana disponível, pontos de influência, atividades existentes no entorno do imóvel;
  • Logradouro;
  • Fachada e número predial;
  • No caso de terrenos, a topografia e as confrontações;
  • No caso de empreendimentos, a identificação do condomínio e da unidade avaliando, bem como os imóveis vizinhos, quando possível.

Internos

  • Detalhes construtivos de piso, parede e teto, explicitando o padrão da construção, o estado de conservação do mesmo e possíveis avarias existentes;
  • Quando em condomínio, as áreas comuns e os serviços condominiais disponíveis (piscina, quadra, sauna, etc.), bem como a(s) vaga(s) de garagem vinculadas a unidade avaliando.

Nos casos em que o acesso ao imóvel avaliando não for possível, desde que acordado entre as partes e explicitado no laudo, é permitido considerar uma situação paradigma do bem para auferir o valor.

As tecnologias de reconhecimento espacial disponíveis atualmente (Google Earth, Maps, Street View, etc.), permitem identificar e reconhecer com alta precisão as características externas do imóvel e da sua região. Dessa forma, torna-se cada vez mais viável a adoção de laudos de avaliação com vistoria remota ou sem vistoria, de forma a reduzir os custos e o prazo de execução das atividades.

Konstit Urb

A plataforma da Konstit possui integração com os Correios, Google Maps e Street View. De forma rápida e precisa o profissional tem disponível para análise: o croqui de localização, a imagem do entorno, o logradouro e outros detalhes que auxiliam a elaboração do laudo.

No próximo artigo, falaremos sobre a pesquisa de mercado (amostras comparativas) e a importância da gestão de dados na avaliação de imóveis urbanos.