Como fotografar o imóvel avaliando no caso de vistoria remota?

O relatório fotográfico é parte integrante de um Laudo de Avaliação. Em situações nas quais a vistoria remota faz-se necessária (impossibilidade de vistoria in loco e/ou quando acordado com o solicitante), a captura de fotos do imóvel avaliando – ambiente interno, fachada, logradouro e número predial – é importante e enriquece o trabalho técnico.

Nesse artigo, apresentaremos ferramentas já integradas à Konstit Urb, como o Google Maps e Street View, que poderão ajudá-lo com as fotos!

Konstit Urb

A plataforma captura automaticamente a foto da fachada e do logradouro, além de gerar o croqui de localização. Porém, a foto automática do número predial acaba dificultada pela falta de padronização e necessidade de foco. Saiba como contornar esse problema:

No formulário do laudo, vá até a seção “relatório fotográfico”. Gere o croqui de localização e capture a foto da fachada e do logradouro. Em “número”, clique no botão “street view” para visualizar a fachada do imóvel. Depois, você poderá focar no número predial e tirar um print screen ou utilizar uma ferramenta de captura e recorte da tela. Para usuários do navegador Google Chrome, é possível instalar uma extensão gratuita como a Awesome Screenshot. Os sistemas operacionais também oferecem aplicativos similares, no Windows utilize a Ferramenta de Captura.

Para as fotos do ambiente interno, verifique junto ao solicitante a possibilidade de utilizar, por exemplo, imagens cedidas pelo proprietário/responsável ou recursos de videoconferência.