Iniciando a avaliação de um imóvel urbano pela análise documental

De acordo com a NBR 14.653-1, o Laudo de Avaliação é um “relatório técnico, elaborado por um engenheiro de avaliações em conformidade com esta parte da NBR 14.653, para avaliar o bem”.

Na prática, a análise documental é uma atividade básica para a elaboração de um laudo. Nessa fase, o objetivo é identificar o bem avaliando, suas características quanto a tipologia (apartamentos, casas, terrenos, etc.), localização, dimensões, bem como propriedade, alienações, restrições, etc.

No caso de imóveis urbanos, é comum o uso dos seguintes documentos:

  • Matrícula;
  • IPTU.

A depender da tipologia, é muito útil – as vezes imprescindível – projetos e croquis de localização, dentre outros que auxiliem na interpretação do imóvel.

Konstit Urb

Na plataforma da Konstit, todas as informações úteis para identificação e descrição do imóvel são previstas para preenchimento no laudo de avaliação, de acordo com a Norma e o Banco Central.

Os dados de endereçamento e georreferenciamento podem ser capturados automaticamente a partir do CEP e número predial do imóvel, o que agiliza o trabalho do profissional e elimina os erros de preenchimento.

No próximo artigo, falaremos um pouco sobre a etapa de vistoria do imóvel e como a tecnologia pode ajudar nesse processo.